A RNP abriu nesta sexta-feira (4/10) a chamada pública para o seu tradicional Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para Serviços Avançados de 2025, pelo qual serão desenvolvidos novos produtos e serviços em cocriação com a comunidade acadêmica para serem ofertados ao Sistema RNP.
Pesquisadores de instituições públicas e privadas poderão enviar suas propostas até o dia 25 de novembro de 2024. Os resultados dessa chamada pública serão divulgados a partir do dia 21 de fevereiro de 2025, com o anúncio dos novos Grupos de Trabalho selecionados.
“O Programa de PD&I Serviços Avançados da RNP é muito importante e uma potencial fonte geradora de novos produtos/serviços para o Sistema RNP. Esta chamada aberta em geral uma vez por ano a mais de 20 anos, tem sido uma oportunidade diferenciada para a RNP e para todos os grupos de pesquisa brasileiros submeterem suas propostas de projetos de PD&I. A partir de 2019, estimulamos que os Grupos de Trabalho formados possam exercitar as parcerias com startups para o sucesso do desenvolvimento das iniciativas, como uma estratégia de entrega de valor mais rápida para a sociedade. Lembrando que NÃO é obrigatória a existência de uma startup, tampouco a formalização de uma ao longo do programa”, explica o gerente de PD&I da RNP, André Marins.
Nesta presente chamada, a RNP convida a comunidade científica e startups interessadas em empreender em parceria para a criação de um Produto Minimamente Viável (do inglês MVP – Minimum Viable Product) como principal resultado do projeto de PD&I.
Os GTs terão até R$300.000,00 para a contratação de pessoal (bolsas de PD&I e startups quando houver) e até R$50.000,00 para contratação de infraestrutura tecnológica. Assim como em 2024, não é mais obrigatória a formalização de uma startup nos moldes definidos pelo Marco Legal das Startups em nenhuma das fases do Programa.
Na fase 1 do programa com duração de 12 meses, espera-se que o desenvolvimento do GT seja realizado em etapas incrementais do serviço/produto e do negócio, etapas estas que permitam obter feedback de clientes/usuários reais em sucessivas iterações para a construção do MVP desejado. Já na fase 2, também de 12 meses em geral, acessível por carta convite aos GTs ativos em fase 1, a expectativa é que o GT conquiste os usuários entusiastas e inovadores (chamados em inglês de early adopters), engajando-os no uso, evolução e validação do MVP.
Os projetos têm início previsto para 1º de junho de 2025 e terão duração de 12 meses. Ao longo do período, a RNP irá apoiar na adoção de ferramentas e técnicas na modelagem do negócio.
A lista não exaustiva de tópicos de interesse da RNP na chamada pública inclui Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas (IoT), Gestão de Identidade, Educação a Distância, Trabalho colaborativo e Cibersegurança.
Serão apresentados dois webinares para esclarecimento de dúvidas sobre a chamada pública: em 1º/11/2024 (sexta-feira), das 10h às 12h, e 18/11/2024 (segunda-feira) das 10 às 12h. Enviem suas dúvidas para gt2025@dev.sitepublico.corp.rnp.br. Acompanhe por AQUI!