Nesta quarta-feira (23/9), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) anunciou os sete Grupos de Trabalho (GTs) que serão coordenados pela organização no período entre 2015 e 2016. Desses, quatro novas propostas foram selecionadas para a primeira fase e três para a segunda fase. Na primeira fase, com duração de um ano, os grupos criam e demonstram o protótipo de um novo produto ou serviço e, na segunda etapa, também de um ano, esse protótipo é desenvolvido para a implantação de um piloto.
Através do Programa de Grupos de Trabalho, realizado desde 2003, a RNP trabalha em parceria com a comunidade científica seguindo o modelo de gestão de inovação aberta (open innovation). Um edital é publicado anualmente para que grupos de pesquisa nacionais possam submeter propostas de novos serviços e produtos nas áreas de redes e aplicações distribuídas, que sejam de interesse aos usuários da RNP.
De 38 propostas de projeto recebidas pelo edital 2015-2016 candidatas a protótipo, lançado em 10/7, foram selecionados quatro projetos. O início dos GTs de primeira fase, que estava previsto para o dia 1º/11/2015, foi adiado para 2016 e está condicionado à liberação de recursos do contrato de gestão da RNP.
Conheça as propostas selecionadas:
Fase 1
- Gerenciador de Informações e Infraestrutura de Redes Ópticas (GT-GIIRO)
Coordenador: Rodrigo Rocha Gomes e Souza (UFBA)
- Editor de Streaming de Vídeo (GT-Sensemaking)
Coordenadora: Jane Mary Pereira de Almeida (Mackenzie)
Coordenadora-adjunta: Maria Amélia Eliseo (Mackenzie)
- Acessibilidade como um Serviço com foco em Pessoas com Deficiência Visual (GT-AAAS 2.0)
Coordenador: Tiago Maritan Ugulino de Araújo (Lavid/UFPB)
Coordenador-adjunto: Guido Lemos de Souza Filho (Lavid/UFPB)
- Busca Avançada por Vídeos baseada em transcrição de áudio, metadados e anotação semântica (GT-BAVI)
Coordenador: Eduardo Barrére (UFJF)
Coordenador-adjunto: Jairo Francisco de Souza (UFJF)
Os grupos de trabalho de fase 1 em andamento no Programa de GTs do período 2014-2015 e que prosseguirão para a fase 2 (piloto), com início confirmado para o dia 1º/11/2015, são:
Fase 2
- Sistema adaptável, escalável e interoperável para colaboração e comunicação por vídeo, de dispositivos móveis a dispositivos 4K (GT-Multipresença)
Coordenador: Valter Roesler (UFRGS)
- Ambiente Computacional para Tratamento de Incidentes com Ataques de Negação de Serviço (GT-Actions)
Coordenador: Iguatemi E. Fonseca (UFPB)
- Mecanismos para um Sistema de Alerta Antecipado (GT-EWS)
Coordenador: Daniel Macêdo Batista (USP).
Os produtos e serviços criados no âmbito do Programa de Grupos de Trabalho podem integrar o portfólio da organização, ficando à disposição das instituições usuárias da rede acadêmica.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail ggt@dev.sitepublico.corp.rnp.br ou acesse a página Grupos de Trabalho.