Comitês Técnicos

L

PROGRAMAS E PROJETOS

L

PPI

L

CHAMADAS PÚBLICAS

L

PROGRAMAS DE BOLSA

L

COMITÊS TÉCNICOS

L

Artigos científicos

Home 9 Pesquisa e Desenvolvimento 9 Comitês Técnicos
Espaços para a cocriação e tendências com a comunidade técnico-científica
A RNP coordena Comitês Técnicos formados por pesquisadores de diversas instituições acadêmicas no Brasil, em monitoramento de redes, gestão de identidade, Blockchain e Saúde Digital. O objetivo é acompanhar a evolução nessas áreas do conhecimento, prospectar soluções tecnológicas e apresentar recomendações, em caráter consultivo.

Saúde Digital

O Comitê Técnico de Prospecção Tecnológica em Saúde Digital (CT-Saúde Digital) tem como motivações: o aumento do número de projetos e redes colaborativas na RNP na área da saúde; a transformação digital que está em curso na saúde, além da demanda por análises amplas e completas sobre a evolução tecnológica de produtos, aplicações e serviços na área.

Observatório de Blockchain

O Blockchain é uma tecnologia disruptiva, pois cria digitalmente uma entidade de confiança descentralizada. Ela oferece um arcabouço seguro, tolerante a falhas, transparente e democrático para a realização das transações na Internet. Nesse contexto, é fundamental a articulação de uma rede de cooperação em pesquisa e desenvolvimento tecnológico para o fomento do ecossistema no Brasil.

Monitoramento de redes e Inteligência Artificial

O Comitê Técnico de Monitoramento de Redes (CT-Mon) foi criado pela RNP em 2011 para acompanhar os principais avanços técnico-científicos na área de monitoramento de tráfego em redes. São identificadas tendências como o uso de aprendizado de máquina (machine learning), inteligência artificial, equipamentos com suporte a plano de dados programável e o uso ampliado de serviços em nuvem e de aplicações de Internet das Coisas.

Gestão de Identidade

O Comitê Técnico de Gestão de Identidade (CT-GId) tem por objetivo realizar recomendações técnicas e apresentar uma visão de futuro acerca dos temas relacionados à gestão de identidades, que mais têm merecido a atenção de pesquisadores. Alguns cenários analisados estão em aplicações na área de saúde, federação de nuvens e testbeds, pesquisa em autorização e autenticação, e interoperabilidade de sistemas.